Pular para o conteúdo principal

Governo garante parcelamento do ICMS para participantes da Liquida Salvador

Reunião com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDLOs lojistas participantes da campanha Liquida Salvador 2019, que será realizada de 8 a 17 de fevereiro, poderão parcelar em três vezes o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referente a fevereiro, com vencimentos em 9 de março, 9 de abril e 9 de maio. A medida foi autorizada pelo governador Rui Costa durante reunião com a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), nesta sexta-feira (1º), na Governadoria. 

Os contribuintes que aderirem à campanha poderão emitir os documentos de arrecadação no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA). Os recolhimentos por antecipação tributária relativo às aquisições interestaduais de mercadorias efetuadas durante o mês de fevereiro também poderão ser parcelados em três vezes. O decreto que regulamenta a medida será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nos próximos dias.

Na reunião, Rui ainda convidou a CDL a aderir ao Primeiro Emprego, programa do Governo do Estado para inserir egressos e estudantes da Educação Profissional no mercado de trabalho. Além disso, o governador sugeriu que as câmeras das lojas sejam integradas ao sistema de videomonitoramento inteligente de segurança, que já está em atividade nas estações do metrô, Aeroporto, Arena Fonte Nova, Terminal Rodoviário e sistema ferry boat.

Também participaram do encontro o vice-governador do Estado, João Leão; os secretários estaduais de Comunicação Social, André Curvello, e de Desenvolvimento Econômico, Luiza Maia, respectivamente; assim como o presidente da CDL, Alberto Rocha Nunes; o vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia (FCDL), Antoine Tawil; o coordenador do Conselho do Comércio da CDL, Haroldo Dias Núñez; o superintendente da CDL, Sílvio Corrêa; e o coordenador de Projetos da CDL, Bernardo Carvalho.

Arrecadação 

Para o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, a campanha serve para estimular a economia em um período do ano em que as vendas do comércio tendem a se retrair. Para Vitório, a Liquida Salvador é benéfica para os comerciantes, os consumidores e a própria economia do Estado. O comércio varejista, em 2018, respondeu por 19,34% da arrecadação do ICMS e apresentou crescimento de 11,4% em relação a 2017, com arrecadação de R$ 4,54 bilhões.

Desde que foi iniciada, em 1998, a Liquida se consolidou como uma das melhores datas do varejo. Promovida pela CDL, a Liquida é realizada em pontos de venda espalhados pela capital – incluindo os principais centros de compra - e municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), como Camaçari, Dias D´Ávila, Lauro de Freitas e Simões Filho.

Exceções 

Não fazem jus aos prazos especiais de pagamento do ICMS os contribuintes enquadrados no Simples Nacional; contribuintes que desenvolvem atividades de comércio a varejo de automóveis, camionetas, utilitários, motocicletas e motonetas novos; comércio por atacado de caminhões novos e usados, reboques e semi-reboques novos e usados, ônibus e micro-ônibus novos e usados; comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios (hipermercados e supermercados), e aqueles contribuintes que, durante a realização da campanha de vendas, efetuarem operações sem a emissão do respectivo documento fiscal. Fonte/secom.gov.ba.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de monitoria estudantil na rede estadual tem inscrições prorrogadas até 4 de abril

Já os habilitados, com inscrições realizadas até sexta-feira (26), começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Estão prorrogadas até o dia 4 de abril as inscrições para o processo de seleção dos estudantes para o Programa Mais Estudo. Já os habilitados,  com inscrições realizadas até sexta-feira (26) , começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Para saber se está habilitado para participar da monitoria, os estudantes devem entrar em contato com a equipe gestora ou coordenação pedagógica da unidade escolar em que estuda. Os estudantes selecionados vão atuar como monitores de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica, contribuindo para a aprendizagem dos colegas, durante o ano letivo 2020/21. São oferecidas duas vagas de monitoria por turma em todas as unidades escolares da rede estadual e os selecionados receberão uma bolsa de R$ 100, durante o período de vinculação ao Programa. Para participar, o estudante deve possuir Cadastro de Pessoa F

Casa que vendia fogos de artifício explode e deixa feridos em Crisópolis

  Um imóvel onde funcionava uma revenda de fogos de artifício explodiu em Crisópolis, cidade a cerca de 212 Km de Salvador, na tarde desta quarta-feira (14). Conforme o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, ao menos 10 pessoas ficaram feridas. De acordo com os Bombeiros, o imóvel estava localizado na Avenida Nelson Santiago, uma das principais da cidade. A explosão atingiu outras três casas ao lado.  Duas delas ficaram completamente destruídas e uma ficou em chamas . Segundo Ivan Paiva, 10 pessoas ficaram feridas, duas seguem nos escombros e duas foram transferidas para unidades de saúde em Salvador. O Samu analisa se será necessário o apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). O morador da cidade, Rafael Nascimento, afirmou que o caso aconteceu por volta das 16h30 e em cima da loja tinha uma casa, que era do dono da loja. Rafael Nascimento também contou que algumas pessoas ficaram feridas após a explosão e os fios de energia elétrica da

Secretário de Infraestrutura de Inhambupe morre vítima da Covid-19

  O Secretário Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos  do município de Inhambupe, José Renato Santos Silva, morreu nesta terça (25) no  Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas , por complicações da Covid-19. Renato apresentou sintomas da Covid-19 e estava internado desde a última semana no HACM de Inhambupe e no dia 19 foi transferido, já entubado,  em uma  Samu de suporte avançada para Lauro de Freitas,  onde lamentavelmente perdeu a batalha para o vírus.   Ele foi  Coordenado de Transporte da Secretaria Municipal de Educação estava a frente da pasta da  Secretaria Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos. A Prefeitura Municipal e Câmara publicaram nota de pesar. O enterro será às 16h no Cemitério local. Fonte\ronaldoleite.