Pular para o conteúdo principal

Festa do Bonfim mistura sagrado com profano e antecipa Carnaval em Salvador

Teve minitrio, axé e pessoas pulando que nem pipoca
Parecia até festa de camisa. De cima, a multidão de fiéis que participou da procissão do Senhor do Bonfim, nesta quinta-feira (17), parecia um tapete branco. Lá embaixo, a fé, no entanto, era celebrada de maneiras bem variadas. Oração, concentração, minitrio, axé, pagode, pessoas pulando que nem pipoca e até três latas de cerveja que estavam na promoção, por R$ 5. Teve tudo que é gente.Para um grupo de amigos, esse tipo de festa deveria desembarcar em Salvador em março, quando o Carnaval tomará conta das ruas da cidade. "Já é Carnaval, cidade!", gritavam. De fato, o Bonfim estava muito parecido com a festa de rua mais famosa do planeta e se misturou com a celebração religiosa.
Pagode agitou a multidão (Foto: Arisson Marinho/ CORREIO)
Quem passou pelo bairro do Comércio, por volta das 10h30, viu uma multidão pulando que nem pipoca em torno de um minitrio. "Ah! Imagina só que loucura essa mistura" e continuaram “Alegria, alegria é o estado que chamamos Bahia. De todos os santos, encantos e axé. Sagrado e profano, o baiano é Carnaval”. Todos dançavam e cantavam a música "Chame Gente", um hino da festa.
Gurpos agitaram os foliões que relembraram o carnaval (Foto: Arisson Marinho/ CORREIO)
As turistas de Minas Gerais Elaine Gouveia, 28 anos, e Helena Moraes, 27, adoraram o que viraram. “A gente sempre ouviu falar que baiano é festeiro, mas não imaginávamos que teria um Carnaval dentro da procissão”, brincou Elaine, enquanto recuperava o fôlego.
Público caiu na folia (Foto: Arisson Marinho/ CORREIO)
Todo soteropolitano sabe que, depois do cortejo do Senhor do Bonfim, pequenos grupos se concentram ao longo do percurso com música e bebedeira, mas, este ano, o lado profano começou mais cedo. O andor com a imagem do santo ainda estava nas ruas quando os minitrios e carrinhos de café com sons pra lá de potentes arrastaram multidões.
Devota se vestiu de verde e amarelo (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO)
Houve quem criticasse o comportamento dos foliões prematuros e quem apoiasse a brincadeira, desde que ela ocorresse distante do andor. Bandas de percussão e rodas de capoeira também animaram a festa, que só terminou na subida da Colina Sagrada - quer dizer, mais ou menos.
É que a folia serviu de esquente para uma multidão que, às 18h30 - portanto mais de 10h depois do cortejo sair e 5h depois dele acabar - ainda estava por lá, fazendo uma festa, num 'teile e zaga' frenéticos. E eles garantem: ano que vem tem mais.Fonte/correio24horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de monitoria estudantil na rede estadual tem inscrições prorrogadas até 4 de abril

Já os habilitados, com inscrições realizadas até sexta-feira (26), começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Estão prorrogadas até o dia 4 de abril as inscrições para o processo de seleção dos estudantes para o Programa Mais Estudo. Já os habilitados,  com inscrições realizadas até sexta-feira (26) , começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Para saber se está habilitado para participar da monitoria, os estudantes devem entrar em contato com a equipe gestora ou coordenação pedagógica da unidade escolar em que estuda. Os estudantes selecionados vão atuar como monitores de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica, contribuindo para a aprendizagem dos colegas, durante o ano letivo 2020/21. São oferecidas duas vagas de monitoria por turma em todas as unidades escolares da rede estadual e os selecionados receberão uma bolsa de R$ 100, durante o período de vinculação ao Programa. Para participar, o estudante deve possuir Cadastro de Pessoa F

Casa que vendia fogos de artifício explode e deixa feridos em Crisópolis

  Um imóvel onde funcionava uma revenda de fogos de artifício explodiu em Crisópolis, cidade a cerca de 212 Km de Salvador, na tarde desta quarta-feira (14). Conforme o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, ao menos 10 pessoas ficaram feridas. De acordo com os Bombeiros, o imóvel estava localizado na Avenida Nelson Santiago, uma das principais da cidade. A explosão atingiu outras três casas ao lado.  Duas delas ficaram completamente destruídas e uma ficou em chamas . Segundo Ivan Paiva, 10 pessoas ficaram feridas, duas seguem nos escombros e duas foram transferidas para unidades de saúde em Salvador. O Samu analisa se será necessário o apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). O morador da cidade, Rafael Nascimento, afirmou que o caso aconteceu por volta das 16h30 e em cima da loja tinha uma casa, que era do dono da loja. Rafael Nascimento também contou que algumas pessoas ficaram feridas após a explosão e os fios de energia elétrica da

Secretário de Infraestrutura de Inhambupe morre vítima da Covid-19

  O Secretário Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos  do município de Inhambupe, José Renato Santos Silva, morreu nesta terça (25) no  Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas , por complicações da Covid-19. Renato apresentou sintomas da Covid-19 e estava internado desde a última semana no HACM de Inhambupe e no dia 19 foi transferido, já entubado,  em uma  Samu de suporte avançada para Lauro de Freitas,  onde lamentavelmente perdeu a batalha para o vírus.   Ele foi  Coordenado de Transporte da Secretaria Municipal de Educação estava a frente da pasta da  Secretaria Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos. A Prefeitura Municipal e Câmara publicaram nota de pesar. O enterro será às 16h no Cemitério local. Fonte\ronaldoleite.