Pular para o conteúdo principal

Picolés com sabores do cerrado refrescam a Feira Baiana da Agricultura Familiar

Resultado de imagem para picole do cerradoPequi, jatobá, cagaita, araçá, buriti e murici são alguns dos sabores do cerrado encontrados nos picolés comercializados no 'Armazém' do Território Bacia do Rio Grande, na 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que termina neste domingo (2), no Parque de Exposições de Salvador.

As frutas do cerrado se destacam por serem ricas em nutrientes e substâncias antioxidantes, mas são desconhecidas ainda pela população. Toda a matéria-prima utilizada na fabricação dos picolés é produzida por agricultores familiares do município de Cristópolis.

Segundo o empreendedor e sorveteiro Bartolomeu Rocha, as frutas são compradas de agricultores para que eles valorizem o que têm na sua propriedade e como uma forma de preservação.

Ele explica que nem só as frutas, mas também o leite utilizado na produção dos picolés também é da agricultura familiar: "A ideia nasceu do meu irmão, que vendia picolé de outro município e despertou o desejo de fazer com os frutos do Cerrado. São frutos que conhecíamos desde criança, gostávamos e valorizávamos bastante. A ideia deu certo e a gente está até hoje comercializando o nosso produto em cidades próximas a Cristópolis”.

Bartolomeu está participando da feira pela primeira vez e destacou que foi uma oportunidade de novos negócios: “Estou feliz em ver a satisfação das pessoas com a qualidade do produto. Estou com o picolé quase todo vendido. A expectativa é de comercializar a produção também em Salvador”.
 
O jornalista Paulo Oliveira não conhecia o picolé do Cerrado e quando viu o estande, não resistiu: "Eu trabalho muito no Sertão e me ligo muito nas questões do Cerrado e da Caatinga, então, esses são sabores que a gente não vê com frequência. Estão acabando com a Caatinga. Eu provei o de pequi e é muito gostoso e comprei o de araticum, que também é muito bom. São picolés que preservam o gosto da fruta”.
 
 
Fonte: Ascom/ SDR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de monitoria estudantil na rede estadual tem inscrições prorrogadas até 4 de abril

Já os habilitados, com inscrições realizadas até sexta-feira (26), começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Estão prorrogadas até o dia 4 de abril as inscrições para o processo de seleção dos estudantes para o Programa Mais Estudo. Já os habilitados,  com inscrições realizadas até sexta-feira (26) , começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Para saber se está habilitado para participar da monitoria, os estudantes devem entrar em contato com a equipe gestora ou coordenação pedagógica da unidade escolar em que estuda. Os estudantes selecionados vão atuar como monitores de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica, contribuindo para a aprendizagem dos colegas, durante o ano letivo 2020/21. São oferecidas duas vagas de monitoria por turma em todas as unidades escolares da rede estadual e os selecionados receberão uma bolsa de R$ 100, durante o período de vinculação ao Programa. Para participar, o estudante deve possuir Cadastro de Pessoa F

FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO INHAMBUPE

  Espírito Santo , invada a minha vida com o dom da clareza e me ajude a diferenciar o que vem de Ti e o que não vem. O  Espírito Santo  é o único que pode nos guiar até a presença de Deus! A crisma é o sacramento que nos dá o  Espírito Santo ! Nunca me sinto sozinha, porque sei que o  Espírito Santo  está sempre ao meu lado.

Secretário de Infraestrutura de Inhambupe morre vítima da Covid-19

  O Secretário Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos  do município de Inhambupe, José Renato Santos Silva, morreu nesta terça (25) no  Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas , por complicações da Covid-19. Renato apresentou sintomas da Covid-19 e estava internado desde a última semana no HACM de Inhambupe e no dia 19 foi transferido, já entubado,  em uma  Samu de suporte avançada para Lauro de Freitas,  onde lamentavelmente perdeu a batalha para o vírus.   Ele foi  Coordenado de Transporte da Secretaria Municipal de Educação estava a frente da pasta da  Secretaria Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos. A Prefeitura Municipal e Câmara publicaram nota de pesar. O enterro será às 16h no Cemitério local. Fonte\ronaldoleite.