Pular para o conteúdo principal

FESTA DE ABERTURA DO 300 ANOS DA PAROQUIA DIVINO ESPIRO SANTO COM O PADRE ANTONIO MARIA INHAMBUPE


A igreja foi construída sob a invocação do Divino Espírito Santo, subordinada à Freguesia de Santo Amaro do Ipatinga. Em torno da igreja casas foram construídas, formando assim o núcleo original da cidade.

Os jesuítas de Água Fria obtiveram com o Arcebispo da Bahia, Dom Sebastião Monteiro da Vide, um Alvará Régio, de 11 de abril em 1718, autorizando a transferência da igreja do Divino Espírito Santo da Freguesia de Santo Amaro do Ipatinga para a Freguesia de Água Fria, desagradando, com isso, os mandatários da Casa da Torre de Garcia D’Ávila.

Cem anos depois, por um Alvará Régio de 07 de novembro de 1818, foi criada a Freguesia de Inhambupe. Com isso, a igreja de Nossa Senhora da Conceição - situada na atual Praça da Matriz - foi transferida da Freguesia de Água Fria para a freguesia recém-criada. 

1718 - transferência da igreja do Divino Espírito Santo da Freguesia de Santo Amaro do Ipatinga para a Freguesia de Água Fria, pelo Arcebispo da Bahia, Dom Sebastião Monteiro da Vide, por Alvará Régio de 11 de abril.

1818 - criação da Freguesia de Inhambupe, por Alvará Régio, de 07 de novembro. A igreja de Nossa Senhora da Conceição foi transferida da Freguesia de Água Fria para a Freguesia de Inhambupe.

1887 - realização da primeira reforma da Igreja do Divino Espírito Santo, pelo Padre Júlio.

Hoje a Igreja católica de Inhambupe conta com dois Padres que é o Pároco Renato Peixinho e o Vigário Paroquial Padre Jailton. Ambos  tem quase 5 anos de sacerdócio.

Pelo o último censo do IBGE de 2010, o município de Inhambupe conta com quase 30 mil católicos, e cerca de 40 mil habitantes. 

A Paróquia conta também com duas festas de Padroeiros que são: O Divino Espírito Santo que será comemorado esse ano no dia 15 de maio e a Festa de Nossa Senhora da Conceição dia 08 de Dezembro no qual é Feriado Municipal.| Informações do eduhistoriador - Foto: jc fotos digital/fonte Ronaldo leite .












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de monitoria estudantil na rede estadual tem inscrições prorrogadas até 4 de abril

Já os habilitados, com inscrições realizadas até sexta-feira (26), começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Estão prorrogadas até o dia 4 de abril as inscrições para o processo de seleção dos estudantes para o Programa Mais Estudo. Já os habilitados,  com inscrições realizadas até sexta-feira (26) , começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Para saber se está habilitado para participar da monitoria, os estudantes devem entrar em contato com a equipe gestora ou coordenação pedagógica da unidade escolar em que estuda. Os estudantes selecionados vão atuar como monitores de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica, contribuindo para a aprendizagem dos colegas, durante o ano letivo 2020/21. São oferecidas duas vagas de monitoria por turma em todas as unidades escolares da rede estadual e os selecionados receberão uma bolsa de R$ 100, durante o período de vinculação ao Programa. Para participar, o estudante deve possuir Cadastro de Pessoa F

FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO INHAMBUPE

  Espírito Santo , invada a minha vida com o dom da clareza e me ajude a diferenciar o que vem de Ti e o que não vem. O  Espírito Santo  é o único que pode nos guiar até a presença de Deus! A crisma é o sacramento que nos dá o  Espírito Santo ! Nunca me sinto sozinha, porque sei que o  Espírito Santo  está sempre ao meu lado.

Secretário de Infraestrutura de Inhambupe morre vítima da Covid-19

  O Secretário Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos  do município de Inhambupe, José Renato Santos Silva, morreu nesta terça (25) no  Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas , por complicações da Covid-19. Renato apresentou sintomas da Covid-19 e estava internado desde a última semana no HACM de Inhambupe e no dia 19 foi transferido, já entubado,  em uma  Samu de suporte avançada para Lauro de Freitas,  onde lamentavelmente perdeu a batalha para o vírus.   Ele foi  Coordenado de Transporte da Secretaria Municipal de Educação estava a frente da pasta da  Secretaria Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos. A Prefeitura Municipal e Câmara publicaram nota de pesar. O enterro será às 16h no Cemitério local. Fonte\ronaldoleite.