sábado, 24 de novembro de 2018

FESTA DE ABERTURA DO 300 ANOS DA PAROQUIA DIVINO ESPIRO SANTO COM O PADRE ANTONIO MARIA INHAMBUPE


A igreja foi construída sob a invocação do Divino Espírito Santo, subordinada à Freguesia de Santo Amaro do Ipatinga. Em torno da igreja casas foram construídas, formando assim o núcleo original da cidade.

Os jesuítas de Água Fria obtiveram com o Arcebispo da Bahia, Dom Sebastião Monteiro da Vide, um Alvará Régio, de 11 de abril em 1718, autorizando a transferência da igreja do Divino Espírito Santo da Freguesia de Santo Amaro do Ipatinga para a Freguesia de Água Fria, desagradando, com isso, os mandatários da Casa da Torre de Garcia D’Ávila.

Cem anos depois, por um Alvará Régio de 07 de novembro de 1818, foi criada a Freguesia de Inhambupe. Com isso, a igreja de Nossa Senhora da Conceição - situada na atual Praça da Matriz - foi transferida da Freguesia de Água Fria para a freguesia recém-criada. 

1718 - transferência da igreja do Divino Espírito Santo da Freguesia de Santo Amaro do Ipatinga para a Freguesia de Água Fria, pelo Arcebispo da Bahia, Dom Sebastião Monteiro da Vide, por Alvará Régio de 11 de abril.

1818 - criação da Freguesia de Inhambupe, por Alvará Régio, de 07 de novembro. A igreja de Nossa Senhora da Conceição foi transferida da Freguesia de Água Fria para a Freguesia de Inhambupe.

1887 - realização da primeira reforma da Igreja do Divino Espírito Santo, pelo Padre Júlio.

Hoje a Igreja católica de Inhambupe conta com dois Padres que é o Pároco Renato Peixinho e o Vigário Paroquial Padre Jailton. Ambos  tem quase 5 anos de sacerdócio.

Pelo o último censo do IBGE de 2010, o município de Inhambupe conta com quase 30 mil católicos, e cerca de 40 mil habitantes. 

A Paróquia conta também com duas festas de Padroeiros que são: O Divino Espírito Santo que será comemorado esse ano no dia 15 de maio e a Festa de Nossa Senhora da Conceição dia 08 de Dezembro no qual é Feriado Municipal.| Informações do eduhistoriador - Foto: jc fotos digital/fonte Ronaldo leite .












Nenhum comentário:

Postar um comentário