Pular para o conteúdo principal

Bahia tem 10 barragens com risco de ruptura; é o maior número do país

Dado é da Agência Nacional de Águas (ANA) e foi divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo
A Bahia tem 10 barragens com estrutura comprometida e risco de ruptura. Os dados são do relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), considerando dados de 2017, e foi divulgado nesta segunda-feira (19) pelo jornal Folha de S.Paulo. Ao todo, o estado tem 335 barragens cadastradas.
O número de barragens vulneráveis no país subiu, em um ano, de 25 para 45. A Bahia é o estado com o maior número (10), seguido por Alagoas (6) e Minas Gerais (5).
O balanço da ANA é o segundo produzido após o maior desastre ambiental da história recente do país, quando o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), sob responsabilidade da mineradora Samarco, provocou a morte de 19 pessoas e poluiu o rio Doce, em novembro de 2015.
Na Bahia, as estruturas com risco são: Afligidos (em São Gonçalo dos Campos), Apertado (Mucugê), Araci (na cidade de mesmo nome), Cipó (Mirante), Luiz Vieira (Rio de Contas), RS1 e RS2, em Camaçari, Tabua II (Ibiassucê), Zabumbão (Paramirim) e Pinhões (Juazeiro/Curaçá). 
As unidades foram destacadas pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) - órgão fiscalizador que identificou, a pedido da ANA, as barragens mais preocupantes, ou seja, com algum comprometimento estrutural importante que impactasse a sua segurança. 
A fiscalização constatou que, na barragem em Camaçari, mantida pela distribuidora de água de Camaçari (DAC/Cetrel), havia árvores e formigueiros comprometendo o equipamento.  Na barragem de Afligidos, pertencente à Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb-BA), foram encontrados fissuras na crista, desplacamento da superfície, infiltração, além de presença de vegetação. Na de Apertado, também da Cerb, havia infiltrações, erosões e fissuras.  
Confira a seguir a situação das 45 barragens em risco no país:Além da DAC/Cetrel e Cerb-BA, os equipamentos com risco estão sob responsabilidade do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) e Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). 
Segundo o relatório, o Inema realizou a classificação de 328 barragens. Para o período de 01/01/2017 a 31/12/2017, foram realizadas pelos empreendedores inspeções regulares de 125 barragens. Como resultado da ação de fiscalização do Inema foram emitidas 97 notificações e 12 autos de infração.Fonte/correio24horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de monitoria estudantil na rede estadual tem inscrições prorrogadas até 4 de abril

Já os habilitados, com inscrições realizadas até sexta-feira (26), começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Estão prorrogadas até o dia 4 de abril as inscrições para o processo de seleção dos estudantes para o Programa Mais Estudo. Já os habilitados,  com inscrições realizadas até sexta-feira (26) , começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Para saber se está habilitado para participar da monitoria, os estudantes devem entrar em contato com a equipe gestora ou coordenação pedagógica da unidade escolar em que estuda. Os estudantes selecionados vão atuar como monitores de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica, contribuindo para a aprendizagem dos colegas, durante o ano letivo 2020/21. São oferecidas duas vagas de monitoria por turma em todas as unidades escolares da rede estadual e os selecionados receberão uma bolsa de R$ 100, durante o período de vinculação ao Programa. Para participar, o estudante deve possuir Cadastro de Pessoa F

FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO INHAMBUPE

  Espírito Santo , invada a minha vida com o dom da clareza e me ajude a diferenciar o que vem de Ti e o que não vem. O  Espírito Santo  é o único que pode nos guiar até a presença de Deus! A crisma é o sacramento que nos dá o  Espírito Santo ! Nunca me sinto sozinha, porque sei que o  Espírito Santo  está sempre ao meu lado.

Secretário de Infraestrutura de Inhambupe morre vítima da Covid-19

  O Secretário Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos  do município de Inhambupe, José Renato Santos Silva, morreu nesta terça (25) no  Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas , por complicações da Covid-19. Renato apresentou sintomas da Covid-19 e estava internado desde a última semana no HACM de Inhambupe e no dia 19 foi transferido, já entubado,  em uma  Samu de suporte avançada para Lauro de Freitas,  onde lamentavelmente perdeu a batalha para o vírus.   Ele foi  Coordenado de Transporte da Secretaria Municipal de Educação estava a frente da pasta da  Secretaria Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos. A Prefeitura Municipal e Câmara publicaram nota de pesar. O enterro será às 16h no Cemitério local. Fonte\ronaldoleite.