terça-feira, 9 de agosto de 2016

Eleições 2016: número de candidatos do PT é o menor em 20 anos


 O Partido dos Trabalhadores terá nas eleições 2016 o menor número de candidatos dos últimos 20 anos.  Levantamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo junto ao Diretório Nacional do partido, mostra que o partido tem 1.135 candidatos à prefeito em todo o Brasil, uma redução de 35% em relação à eleição de 2012, quando 1.759 participaram da disputa. Em 1996 o PT concorreu com 1.077 candidatos.
 
O vice-presidente do partido, Paulo Teixeira (PT-SP), justificou os números com a crise política que a legenda tem sofrido. O único Estado onde houve acréscimo é o Piauí. São 70 nomes em disputa neste ano contra 49 há quatro anos.
 
O secretário nacional de Organização do PT, Florisvaldo Souza, afirmou que o número deve crescer até dia 15 deste mês, término do prazo para registro de candidaturas. Mesmo assim, ainda deve ser menor do que o registrado nas últimas eleições municipais. “Não tenho os números calculados ainda. De fato, há uma redução de candidatos, mas, em compensação, devemos disputar mais eleitores,” justificou.
 
Nas capitais os valores são diferentes e o Partido dos Trabalhadores acumula mais candidaturas:  20 nomes contra 17 em 2012. Apesar disso, nas cidades onde há mais de 150 mil eleitores, o número também caiu. O PT lançou 84 candidatos quatro anos atrás e agora vai encabeçar 70 chapas, uma redução de 11%.
 
De acordo com a publicação, três motivos são apontados pelo partido para a diminuição:  proibição das doações empresariais, o sentimento antipetista ampliado pela Operação Lava Jato; e o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. bocaonews

Nenhum comentário:

Postar um comentário