terça-feira, 3 de maio de 2016

Tocha olímpica Rio 2016

Estudos

O processo tinha como objetivo fazer uma tocha que se parecesse com uma tocha. A equipe foi buscar inspiração em fachos ancestrais, que eram feitos de palhas ou gravetos. Os estudos evoluíram até chegar ao produto final que terá 12.000 exemplares para levar a chama olímpica pelo país. O desenho final prioriza o conforto de quem vai carregá-la, tanto na textura quanto no local do encaixe da mão. A equipe trabalhou com peças prototipadas em diferentes materiais, mas o produto final será quase todo em alumínio reciclado, para diminuir o impacto ao meio ambiente causado durante a produção das tochas.

Histórico das Tochas

A chama olímpica é uma homenagem aos gregos da antiguidade que inventaram os Jogos originais e que tinham uma adoração pelo fogo. Sempre é acesa meses antes dos Jogos com a ajuda do sol em Olímpia, na Grécia, nas ruínas no templo de Hera. De lá é levada até o país onde acontecerá o evento para ser conduzida em um percurso que termina no Estádio Olímpico, onde é acesa a pira. Na era moderna, a tocha é usada desde a edição de 1936, em Berlim.

O beijo das tochas

O sistema de acendimento só funciona após o giro de uma chave na parte de baixo da tocha que a faz expandir. São liberados, então, uma mistura de butano e propano para deixar a chama com cores bonitas. Quando o fogo carregado por um condutor se aproxima dessa mistura de gases acontece o “beijo”, e assim a chama olímpica será transferida por todo o país. Testes simularam ventos de até 120km/h para evitar o imprevisto da flama apagar durante o percurso.

Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016

Depois de acesa, no dia 21 de abril de 2016, a chama Olímpica viaja por alguns dias na Grécia até o embarque para o Brasil, onde chega no dia 27 do mesmo mês, exatos 100 dias antes da abertura dos Jogos. No dia 3 de maio, em Brasília, será dado início ao revezamento da tocha Olímpica por todo o país. Um processo seletivo vai eleger a maior parte dos 12 mil condutores que terão a oportunidade de levar a tocha por cerca de 200 metros nas ruas de 300 cidades brasileiras. Outros 200 municípios apenas assistirão à passagem da comitiva, mas a estimativa oficial é de que 90% dos brasileiros acompanhem o evento.Fonte/G1.com./http://app.globoesporte.globo.com/olimpiadas/tocha-olimpica-rio-2016/





Nenhum comentário:

Postar um comentário