terça-feira, 5 de abril de 2016

Programa seleciona jovens carentes para tratamento odontológico gratuito

Clínica vai oferecer atendimento gratuito, em Manaus (Foto: Divulgação/UniNorte)Um programa vai selecionar jovens de baixa renda de Salvador para receber tratamento odontológico gratuito, no dia 28 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Sorriso. 
Os serviços serão prestados durante a quarta edição da 'Maior Triagem Odontológica do Mundo'.
A ação, organizada pela ONG Dentistas do Bem, acontecerá simultaneamente em mais de 300 munícipios do Brasil e outros 10 países da América Latina, além de Portugal. Na capital baiana, a triagem será aberta à população no Largo Tereza Batista, Rua Gregório de Matos, no Pelourinho, das 9h às 17h.
O objetivo do programa é identificar adolescentes de baixa renda que necessitam de tratamento odontológico permitindo que os jovens tenham acesso à saúde bucal. Para participar, o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e apresentar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública.
Triagem
No processo de triagem, o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.
A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves, e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.
Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento. O beneficiário é encaminhado para o consultório mais próximo de onde mora.
Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios. As crianças e os adolescentes selecionados serão acompanhados até completarem 18 anos.  O tratamento é totalmente gratuito e inclui, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes.Fonte/G1,com

Nenhum comentário:

Postar um comentário