quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Secretaria de Educação de Inhambupe inicia Semana da Pessoa com Deficiência 2015

DSC_0070 (Copy)A Prefeitura de Inhambupe, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nessa segunda-feira (dia 24) a Semana da Pessoa com Deficiência 2015. A abertura foi realizada no Centro de Convenções e Cultural do município, com uma palestra direcionada aos docentes da Rede Municipal de Ensino e teve como eixo central “Espaço para todos: a inclusão pede passagem”.
DSC_0088 (Copy)A coordenadora de Educação Especial do município, Rosemeire da Silva Santos, ressaltou que lutar pela inclusão das pessoas com deficiência, que em Inhambupe ela calcula superar a marca de 200, não se trata de uma questão de assistencialismo, “e sim uma questão de sensibilizar a sociedade a fim de que possa enxergar a pessoa com deficiência como um cidadão normal, que também possui habilidades, e que está lutando para que seus direitos sejam respeitados”, disse.
Ao discursar na abertura do evento, Iranilda Figueiredo, secretária de Educação, lembrou que a inclusão é um dever de todos e que a educação municipal sempre esteve voltada para a defesa de bandeiras dessa natureza. Ela fez um apelo para que a população se abra para debates sobre a inclusão, segundo ela, uma causa que precisa romper preconceitos.
Em sua fala, o prefeito de Inhambupe Benoni Leys, parabenizou a iniciativa e externou a sua certeza de que a educação municipal e a população local só têm a ganhar com isso. “Certamente, vai melhorar bastante nossa educação e a nossa inclusão aqui em Inhambupe”, afirmou.
DSC_0087 (Copy)A palestra de abertura da Semana da Pessoa com Deficiência foi proferida pela professora – como fez questão de salientar – e psicóloga Jane Ander, do Instituto Pestalozzi de Alagoinhas, que abordou o tema “Escola Inclusiva”, na qual revelou a existência de um crescimento da mobilização social em torno desse tema, inspirando a sociedade como um todo a passar a incluir a pessoa com deficiência tanto nas escolas como em todas as áreas de atuação.
Jane lembrou que as lutas em torno da inclusão já somam mais de 20 anos no país e faltam apenas quatro meses para que a lei que obriga todas as instituições do país a oferecerem educação adequada à pessoa com deficiência entre em vigor. A obrigatoriedade faz parte da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que foi sancionada em julho deste ano e entrará em vigor 2 de janeiro de 2016.
Recentemente, em julho passado, Inhambupe promoveu a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, cujo tema da etapa territorial versou sobre “Os desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”.
Na ocasião, foram realizadas palestras sobre o tema, discutindo os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência (a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos, construção de diretrizes e ações estratégicas visando superar esses desafios), sendo também eleitos os delegados para representar o município na etapa final das Conferências Estadual e Nacional.
PROGRAMAÇÃO
A Semana da Pessoa com Deficiência é comemorada nas escolas municipais de Inhambupe, seguindo a seguinte programação:
Dia 25 – Show de calouros
Dia 26 – Atividade de contação de histórias, sendo sugeridos os seguintes títulos: Amizade sobre rodas, João Agitação, Branca Cega de Neve, Aladown e a lâmpada maravilçhosa e Chapeuzinho da |cadeirinha de Rodas Vermelha.
Dia 27 – Jogos e brincadeiras
Dia 28 – Dramatizações de músicas ou histórias infantis com fantoches

Nenhum comentário:

Postar um comentário