

Um total de 23 profissionais de diversas áreas e provenientes de cidades como Alagoinhas, Salvador, Feira de Santana, Aporá e Inhambupe, participaram no último final de semana do Curso Prático para Profissionais do Cavalo, envolvendo aulas sobre manejo, equitação e exercícios para o cavalo de esporte e lazer, e dos que trabalham com terapia assistida.
O curso, ministrado pelo médico veterinário Aluísio Marins, reitor da Universidade do Cavalo, localizada em Sorocaba, São Paulo, foi uma promoção do Centro de Equoterapia da Abecrin, situado na Fazenda Lagoa Seca, em Inhambupe, em parceria com a Universidade.
Com aulas teóricas e práticas, Marins colocou os participantes do curso em contato com a natureza, fazendo-os compreender como é construída uma relação de confiança entre homem e cavalo. Ele explicou que a Universidade do Cavalo é um centro de formação e conhecimento sobre cavalos fundado há 19 anos e sua criação se deu pela necessidade do mercado.
“Na época, a equinocultura brasileira vinha começando sua transformação para o profissionalismo pleno, com cavalos cada vez melhores nascendo e chegando ao Brasil, e com a mão-de-obra ainda não acompanhando esse crescimento qualitativo.
Hoje temos mais de 50 cursos dirigidos para todos os públicos, tanto para quem quer se profissionalizar como para os que apenas buscam mais conhecimento, envolvendo, por exemplo, cursos básicos de tratador, ferrador, enfermagem, administrador de haras e equitação, entre outros”.

Marins ressaltou a importância e funcionalidade de cursos e trabalhos sociais realizados em todo o mundo com a equoterapia, como os desenvolvidos aqui pela Abecrin, que conta com o apoio da Prefeitura de Inhambupe, por intermédio de parcerias com as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social.
Cavaleiro de diversas modalidades, entre elas Salto, Concurso Completo de Equitação, Equitação de Trabalho, Polo, Laço, entre outras, Marins trabalha com doma e treinamento de cavalos para cavaleiros amadores de qualquer modalidade, sendo um dos mais reconhecidos profissionais da área de comportamento natural de cavalos. Ele adiantou que já está programada a realização de um novo curso aqui em Inhambupe em novembro próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário