quarta-feira, 13 de maio de 2015

Reunião discute implantação de horta orgânica em escola municipal do Km 8 em Inhambupe

Reunião realizada na escola municipal do Km 8, em Inhambupe, discutiu a possibilidade de implantação de uma horta orgânica naquela unidade escolar. O projeto, idealizado em conjunto pelo IF Baiano/CVT (Centro Vocacional Tecnológico), prevê a construção de bicas para irrigação, levantamento de um muro no terreno da escola, produção de sementes e de adubos orgânicos, além de capacitação de alunos, professores e membros da comunidade.
DSC_0203A coordenação do projeto é da professora do IF baiano, campus Senhor do Bonfim, Delka de Oliveira Azevêdo, para quem a adesão da Prefeitura e secretarias municipais envolvidas (Educação e Agricultura e Meio Ambiente) é de fundamental importância para o sucesso do empreendimento.
O projeto conta com o apoio da Associação de Produtores Rurais de Santo Antonio e Km 8, cujo vice-presidente, Lindomar Santos, não esconde otimismo com o desenvolvimento do projeto, que, segundo ele foi, fruto de sugestão da própria comunidade.
Presentes à reunião, o secretário Nélio Costa, de Agricultura e Meio Ambiente, já assinou inclusive o termo de adesão ao projeto e sinalizou com a ideia de, no futuro, repicar o experimento em todas as escolas municipais, os coordenadores Izinete Oliveira e Rafael Nascimento representantes da secretaria de Educação do município.DSC_0202
Delka informou que o projeto vai contar com o apoio técnico de dois voluntários, ambos alunos do IB baiano e moradores da comunidade, além da participação direta de professores e funcionários da escola, produtores rurais, alunos e pais de alunos. Estes voluntários irão auxiliar na manutenção da horta, na troca de experiências, no repasse de mudas, produção de adubo, entre outras atividades.
DSC_0203A criação e implementação da horta escolar vai permitir a exploração e produção de produtos primários, produção e uso de adubo orgânico, se valendo da tecnologia de produção orgânica e sustentável, podendo ser utilizada na complementação da merenda escolar se assim o quiserem e na alimentação dos alunos em suas residências.
Prefeitura de Inhambupe Construindo Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário