quarta-feira, 8 de abril de 2015

COLETA SELETIVA SUSTENTÁVEL É IMPLANTADA COM SUCESSO NA COMUNIDADE DE COLÔNIA

CAPA DO WORDPRESSA comunidade da Colônia, em Inhambupe, foi a primeira da zona rural do município a implantar com sucesso a coleta seletiva sustentável. Iniciada há 20 dias, a parceria entre a COOCAI (Associação dos Catadores de Inhambupe), a Associação de Mulheres e a Associação dos Produtores Rurais daquela comunidade, com a coordenação logística da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura e da Coordenação de Resíduos Sólidos – vinculada à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente -, permitiu que fossem recolhidos cerca de 500 quilos de materiais recicláveis na localidade.


DSC_0157Mais de 100 famílias participaram da iniciativa, que também contou com a colaboração de dois supermercados locais (Nunes e Alex Alimentos), que doaram às associações seus resíduos recicláveis. 
A COOCAI e a Cooperativa Revitalize juntaram forças nesse empreendimento e agora somam 12 pessoas trabalhando juntas para assegurar a sustentabilidade do projeto.
DSC_0154De acordo com o coordenador de Resíduos Sólidos do município Manoel Basílio, Gameleira, saquinho e Volta de Cima serão as próximas comunidade de Inhambupe onde a coleta seletiva será implantada em breve. “Essa iniciativa vai trazer uma maior visibilidade ao município, ao tempo em que modifica a cultura da população, que costumava queimar ou jogar fora os resíduos com ampla possibilidade de reciclagem”, ressalta Basílio.
Para ele, o reflexo dessa atitude se configura em uma cidade mais limpa, sustentável e com um olhar de inclusão em relação aos catadores no processo de coleta seletiva. “É um, processo que envolve todas as secretarias municipais, como as de Infraestrutura e Meio Ambiente, além da importante parceria com a iniciativa privada que só traz bem a toda a população”, conclui Basílio.DSC_0159DSC_0162

Nenhum comentário:

Postar um comentário