Pular para o conteúdo principal

Projeto de emenda propõe limitar em até 20% quantidade de professores temporários

Projeto de emenda propõe limitar em até 20% quantidade de professores temporáriosUm projeto de emenda elaborado por deputados da oposição pretende limitar em até 20% a quantidade de professores contratados em regime temporário na rede estadual. A proposta foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia desta quarta-feira (4) e tem apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). "É uma reivindicação antiga do sindicato de que tenhamos concurso público para suprir as necessidades da rede estadual. Contratos temporários devem ser apenas para necessidades eventuais como licença maternidade ou acidente", defende a coordenadora em exercício da APLB, Marilene Betros. Segundo números da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em 2014 a rede estadual contou com cerca de 46 mil professores, sendo 33.707 efetivos, cerca de seis mil em regime temporário e 4.808 em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), no qual o profissional não precisa passar por concurso público e tem contrato estipulado entre dois e quatro anos. Ou seja, cerca de 10 mil professores – por volta de 21,7% - ocupam postos de trabalho por tempo determinado, taxa superior ao que é estipulado proposto pela emenda. No texto, os deputados da oposição argumentam que “para ter um resultado na educação é importante a permanência do professor em tempo maior na unidade de ensino e não substituí-lo a cada temporada”. Por outro lado, a coordenadora da APLB argumenta que mesmo com concursos públicos, ainda é difícil suprir as necessidades das escolas: “Há uma dificuldade em completar o quadro, porque às vezes tem disciplinas em que não tem nem professor aprovado e fica uma grande lacuna. E aí vai deixar o aluno sem professor?”.Bahia Noticia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de monitoria estudantil na rede estadual tem inscrições prorrogadas até 4 de abril

Já os habilitados, com inscrições realizadas até sexta-feira (26), começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Estão prorrogadas até o dia 4 de abril as inscrições para o processo de seleção dos estudantes para o Programa Mais Estudo. Já os habilitados,  com inscrições realizadas até sexta-feira (26) , começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Para saber se está habilitado para participar da monitoria, os estudantes devem entrar em contato com a equipe gestora ou coordenação pedagógica da unidade escolar em que estuda. Os estudantes selecionados vão atuar como monitores de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica, contribuindo para a aprendizagem dos colegas, durante o ano letivo 2020/21. São oferecidas duas vagas de monitoria por turma em todas as unidades escolares da rede estadual e os selecionados receberão uma bolsa de R$ 100, durante o período de vinculação ao Programa. Para participar, o estudante deve possuir Cadastro de Pessoa F

FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO INHAMBUPE

  Espírito Santo , invada a minha vida com o dom da clareza e me ajude a diferenciar o que vem de Ti e o que não vem. O  Espírito Santo  é o único que pode nos guiar até a presença de Deus! A crisma é o sacramento que nos dá o  Espírito Santo ! Nunca me sinto sozinha, porque sei que o  Espírito Santo  está sempre ao meu lado.

Secretário de Infraestrutura de Inhambupe morre vítima da Covid-19

  O Secretário Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos  do município de Inhambupe, José Renato Santos Silva, morreu nesta terça (25) no  Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas , por complicações da Covid-19. Renato apresentou sintomas da Covid-19 e estava internado desde a última semana no HACM de Inhambupe e no dia 19 foi transferido, já entubado,  em uma  Samu de suporte avançada para Lauro de Freitas,  onde lamentavelmente perdeu a batalha para o vírus.   Ele foi  Coordenado de Transporte da Secretaria Municipal de Educação estava a frente da pasta da  Secretaria Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos. A Prefeitura Municipal e Câmara publicaram nota de pesar. O enterro será às 16h no Cemitério local. Fonte\ronaldoleite.