Pular para o conteúdo principal

Conheça os passos para fazer carreira no Google

Para conquistar uma vaga em uma das mais desejadas empresas do mundo, a Google, por exemplo, é preciso muito mais que conhecimento técnico e teórico.
Inteligência emocional e conhecimento sobre a empresa onde se pretende trabalhar, bem como seu mercado de atuação, são hoje algumas das características esperadas pela maioria dos empregadores.
De acordo com o professor Agnaldo Freire, do Instituto Federal Baiano, saber trabalhar em equipe, buscar capacitação acadêmica por meio de especializações e ser criativo já é "meio caminho" andado para o sucesso profissional.Universidades
"Programas de intercâmbio, marketing pessoal, gestão de finanças pessoais, formação de networking, envolvimento voluntário em projetos sociais são valorizados em processos seletivos do Google", observa.
Atualmente, as grandes empresas estão em busca de bons profissionais dentro das universidades. Conforme Cecília Spinola, coordenadora de trajetórias e empregabilidades da Unifacs, o estudante, durante a sua vida universitária, deve se envolver em projetos que complemente a sua formação.
"No mundo contemporâneo, em que o conhecimento e a inovação são a base para a competição empresarial, as organizações buscam profissionais que sejam flexíveis e que demonstrem capacidade de aprender a aprender e em variadas áreas de conhecimento", afirma Spinola.
De olho nas oportunidades, o estudante de ciência da computação Rodrigo dos Avelar já fez intercâmbio e agora aposta no estudo de um terceiro idioma.
"Hoje sou fluente em inglês e estudo espanhol. Não perco cursos rápidos e congressos, mesmo em áreas periféricas. O mercado quer quem sabe além da sua área de atuação", constata.Criatividade pode ser estimulada
O desenvolvimento de habilidades, tanto acadêmicas quanto emocionais, não é tarefa apenas do estudante. As instituições de ensino também têm sua responsabilidade nesse assunto.
De acordo com a coordenadora do Centro de Carreiras da Unijorge, Maria Alessandra Calheira, as IES precisam estimular a criatividade dos alunos permanentemente com recursos tecnológicos e encorajamento para novas experiências fora de sala.
"Cada profissional que precise utilizar a criatividade como uma ferramenta do seu trabalho deve saber reconhecer a inovação. E as instituições precisam acompanhar essa demanda do mercado", disse Calheira.
Habilidades

No caso específico do Google, como observa a coordenadora, a busca é por profissionais com raciocínio rápido, capacidade de solucionar problemas, visão de futuro e muita criatividade, características que podem ser desenvolvidas pelas IES.Há, ainda, a capacidade de desenvolver projetos individualmente, apesar de saber trabalhar em equipe. "O estudante deve também dominar ferramentas para os cargos técnicos, que correspondem a cerca de 50% das ofertas existentes".
Assim, o planejamento de carreira deve começar durante o curso superior, de preferência logo no início.
Para o especialista em coaching Marcus Antonio de Freitas, pedir orientações de professores e coordenados bem posicionados no mercado é uma boa dica. "São pessoas com visão ampla que ajudam a traçar metas para a carreira", diz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de monitoria estudantil na rede estadual tem inscrições prorrogadas até 4 de abril

Já os habilitados, com inscrições realizadas até sexta-feira (26), começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Estão prorrogadas até o dia 4 de abril as inscrições para o processo de seleção dos estudantes para o Programa Mais Estudo. Já os habilitados,  com inscrições realizadas até sexta-feira (26) , começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Para saber se está habilitado para participar da monitoria, os estudantes devem entrar em contato com a equipe gestora ou coordenação pedagógica da unidade escolar em que estuda. Os estudantes selecionados vão atuar como monitores de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica, contribuindo para a aprendizagem dos colegas, durante o ano letivo 2020/21. São oferecidas duas vagas de monitoria por turma em todas as unidades escolares da rede estadual e os selecionados receberão uma bolsa de R$ 100, durante o período de vinculação ao Programa. Para participar, o estudante deve possuir Cadastro de Pessoa F

Casa que vendia fogos de artifício explode e deixa feridos em Crisópolis

  Um imóvel onde funcionava uma revenda de fogos de artifício explodiu em Crisópolis, cidade a cerca de 212 Km de Salvador, na tarde desta quarta-feira (14). Conforme o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, ao menos 10 pessoas ficaram feridas. De acordo com os Bombeiros, o imóvel estava localizado na Avenida Nelson Santiago, uma das principais da cidade. A explosão atingiu outras três casas ao lado.  Duas delas ficaram completamente destruídas e uma ficou em chamas . Segundo Ivan Paiva, 10 pessoas ficaram feridas, duas seguem nos escombros e duas foram transferidas para unidades de saúde em Salvador. O Samu analisa se será necessário o apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). O morador da cidade, Rafael Nascimento, afirmou que o caso aconteceu por volta das 16h30 e em cima da loja tinha uma casa, que era do dono da loja. Rafael Nascimento também contou que algumas pessoas ficaram feridas após a explosão e os fios de energia elétrica da

Secretário de Infraestrutura de Inhambupe morre vítima da Covid-19

  O Secretário Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos  do município de Inhambupe, José Renato Santos Silva, morreu nesta terça (25) no  Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas , por complicações da Covid-19. Renato apresentou sintomas da Covid-19 e estava internado desde a última semana no HACM de Inhambupe e no dia 19 foi transferido, já entubado,  em uma  Samu de suporte avançada para Lauro de Freitas,  onde lamentavelmente perdeu a batalha para o vírus.   Ele foi  Coordenado de Transporte da Secretaria Municipal de Educação estava a frente da pasta da  Secretaria Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos. A Prefeitura Municipal e Câmara publicaram nota de pesar. O enterro será às 16h no Cemitério local. Fonte\ronaldoleite.