Pular para o conteúdo principal

Cerveja de umbu é lançada em festival cultural no município de Uauá

Cerveja de umbu é lançada em festival cultural no município de UauáTorta de umbu, doce de umbu, mousse de umbu, rocambole de umbu e... cerveja de umbu. 

O 7º Festival do Umbu, realizado entre os dias 6 e 7 deste mês, no município de Uauá, na região de Canudos e Curaçá, trará manifestações culturais, oficinas, distribuição de mudas e degustação – de umbu.

 A cerveja artesanal feita a partir da fruta foi desenvolvida por uma parceria entre a Experimento Beer, cervejaria mineira especializada em bebidas alcoólicas com frutas, e a Cooperativa Baiana de Agricultura Familiar. 

Os fabricantes da cerveja, batizada de Saison Umbu, segundo a produção do evento, pretendem distribuir a bebida para todo o Brasil, além de destinar uma parte da produção para exportação.

 A cerveja tem 10% da fruta e 6,2% de álcool em sua composição. A produção do evento estima que 40 mil pessoas – entre agricultores familiares, expositores e visitantes em geral – participem do festival. Leiamais na coluna Municípios. Bahia Noticia.

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), uma das organizadoras do 7º Festival do Umbu, trabalha com 16 comunidades do semiárido baiano com o objetivo de produzir iguarias com frutas produzidas pela agricultura familiar da região. O 7º Festival do Umbu terá entrada gratuita e, além do lançamento da Saison Umbu, realizará um concurso cultural nas modalidades de Literatura de Cordel e Pintura em Tela, que deverão seguir o tema “O ano internacional dos solos”, lembrado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONU/FAO). De acordo com a Coopercuc, o maior objetivo do evento é, além de divulgar a cultura nordestina, dar visibilidade às iniciativas da agricultura familiar, comercialização e sustentabilidade. O Festival é ainda, segundo a cooperativa, uma oportunidade para associações de várias regiões do país em expor e negociar produtos da agricultura familiar na Feira da Economia Solidária, que também será realizada durante o evento.
O estado da Bahia é responsável por 80% da produção de Umbu em todo o país, e grande parte do percentual corresponde ao município de Manuel de Vitorino, no sudoeste do estado. A fruta é um dos carros-chefes de toda a produção econômica da região. O escritor carioca Euclides da Cunha, autor de Os Sertões, reconheceu a importância do umbu para a população local e chegou a batizar o umbuzeiro de “Árvore Sagrada da Caatinga”. Segundo produtores, o município de Manoel Vitorino produz cinco mil toneladas por ano de umbu, e vende o quilo por R$ 0,50. Além da fruta, o município cataloga 48 produtos produzidos a partir do umbu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de monitoria estudantil na rede estadual tem inscrições prorrogadas até 4 de abril

Já os habilitados, com inscrições realizadas até sexta-feira (26), começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Estão prorrogadas até o dia 4 de abril as inscrições para o processo de seleção dos estudantes para o Programa Mais Estudo. Já os habilitados,  com inscrições realizadas até sexta-feira (26) , começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Para saber se está habilitado para participar da monitoria, os estudantes devem entrar em contato com a equipe gestora ou coordenação pedagógica da unidade escolar em que estuda. Os estudantes selecionados vão atuar como monitores de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica, contribuindo para a aprendizagem dos colegas, durante o ano letivo 2020/21. São oferecidas duas vagas de monitoria por turma em todas as unidades escolares da rede estadual e os selecionados receberão uma bolsa de R$ 100, durante o período de vinculação ao Programa. Para participar, o estudante deve possuir Cadastro de Pessoa F

Casa que vendia fogos de artifício explode e deixa feridos em Crisópolis

  Um imóvel onde funcionava uma revenda de fogos de artifício explodiu em Crisópolis, cidade a cerca de 212 Km de Salvador, na tarde desta quarta-feira (14). Conforme o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, ao menos 10 pessoas ficaram feridas. De acordo com os Bombeiros, o imóvel estava localizado na Avenida Nelson Santiago, uma das principais da cidade. A explosão atingiu outras três casas ao lado.  Duas delas ficaram completamente destruídas e uma ficou em chamas . Segundo Ivan Paiva, 10 pessoas ficaram feridas, duas seguem nos escombros e duas foram transferidas para unidades de saúde em Salvador. O Samu analisa se será necessário o apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). O morador da cidade, Rafael Nascimento, afirmou que o caso aconteceu por volta das 16h30 e em cima da loja tinha uma casa, que era do dono da loja. Rafael Nascimento também contou que algumas pessoas ficaram feridas após a explosão e os fios de energia elétrica da

Secretário de Infraestrutura de Inhambupe morre vítima da Covid-19

  O Secretário Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos  do município de Inhambupe, José Renato Santos Silva, morreu nesta terça (25) no  Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas , por complicações da Covid-19. Renato apresentou sintomas da Covid-19 e estava internado desde a última semana no HACM de Inhambupe e no dia 19 foi transferido, já entubado,  em uma  Samu de suporte avançada para Lauro de Freitas,  onde lamentavelmente perdeu a batalha para o vírus.   Ele foi  Coordenado de Transporte da Secretaria Municipal de Educação estava a frente da pasta da  Secretaria Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos. A Prefeitura Municipal e Câmara publicaram nota de pesar. O enterro será às 16h no Cemitério local. Fonte\ronaldoleite.