Pular para o conteúdo principal

Em discurso de posse, Rui chora e promete não decepcionar baianos


Em discurso de posse, Rui chora e promete não decepcionar baianos O governador Rui Costa (PT) 
citou, em seu discurso de posse nesta quinta-feira (1º), um poema de nome desconhecido, enviado por um amigo. “Sonhe com aquilo que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer”, disse o petista, em cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado. Ele cumprimentou os presentes, agradeceu o apoio dos familiares e se emocionou ao se referir ao pai, o metalúrgico Clovis dos Santos, e a mãe, Maria Luzia Costa, que faleceu há 20 anos. “Agradeço, de forma particular, ao ex-governador Jaques Wagner, pela sua amizade ao longo de 32 anos. Agradeço pela sua importância, pela vida pública, e nessa conquista, que é de todas nós”, declarou. No discurso, Rui relembrou que é “filho da Liberdade” e nasceu “na encosta desse bairro negro”. “Foi assim que aprendi o significado da palavra comunidade, não tive que ir primeiro aos dicionários (...) Esses mesmos conceitos de comunidade e solidariedade se materializavam nos mutirões dos adultos aos domingos, com direito a feijoada, para bater a laje do vizinho”, afirmou o governador. Ele quebrou o protocolo e chorou ao agradecer o apoio de uma amiga da mãe, Dona Marilene, presente na cerimônia. “Todos nós, negros, pardos, baianos, queremos uma Bahia com mais oportunidades. Somos um povo só, parte de um país continental e estamos entre os estados com maior extensão territorial”, continuou. Ele elogiou Wagner “como um dos melhores governadores” do estado e disse que ele realizou uma “revolução silenciosa, democrática, feita com lápis e papel”.




Rui chegou a carregar a filha pequena nos braços, no meio do discurso, mas a criança teve que sair depois de mexer no microfone. “Quero conclamar todas as lideranças políticas (...) a serem sujeitos históricos na construção de uma nova Bahia. Essa é uma tarefa de múltiplas mãos”, pediu o governador. Ele convidou ainda categorias como os professores e os policiais militares baianos, que protagonizaram greves no governo Jaques Wagner, para pactos de desenvolvimento e melhorias nas áreas. “Quero convidá-los a superar as dificuldades e firmar um duradouro Pacto Pela Vida”, conclamou aos policiais. Rui incluiu ainda, de última hora, uma mensagem pedida por uma pessoa conhecida: “Alcançou o sucesso aquele que viveu bem, riu com frequência, amou muito e teve Deus como centro de tudo”, discursou. O governador também fez apelo aos deputados para poder contornar a dificuldade de arrecadação do estado. "Não serei um gerente; levarei a voz dos baianos e nordestinos ao plano nacional. Convoco senadores e deputados pela revisão do pacto federativo para ampliar a capacidade de arrecadação", disse. Rui diz que trabalhará com todas as forças para fazer a diferença na vida de cada baiano em sua gestão. "Podem ter certeza, não vou decepcioná-los", promete. bahianoticia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretário de Infraestrutura de Inhambupe morre vítima da Covid-19

  O Secretário Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos  do município de Inhambupe, José Renato Santos Silva, morreu nesta terça (25) no  Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas , por complicações da Covid-19. Renato apresentou sintomas da Covid-19 e estava internado desde a última semana no HACM de Inhambupe e no dia 19 foi transferido, já entubado,  em uma  Samu de suporte avançada para Lauro de Freitas,  onde lamentavelmente perdeu a batalha para o vírus.   Ele foi  Coordenado de Transporte da Secretaria Municipal de Educação estava a frente da pasta da  Secretaria Municipal  de Infraestrutura  e Serviços Públicos. A Prefeitura Municipal e Câmara publicaram nota de pesar. O enterro será às 16h no Cemitério local. Fonte\ronaldoleite.

Programa de monitoria estudantil na rede estadual tem inscrições prorrogadas até 4 de abril

Já os habilitados, com inscrições realizadas até sexta-feira (26), começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Estão prorrogadas até o dia 4 de abril as inscrições para o processo de seleção dos estudantes para o Programa Mais Estudo. Já os habilitados,  com inscrições realizadas até sexta-feira (26) , começam a atuar como monitores na próxima segunda-feira (29). Para saber se está habilitado para participar da monitoria, os estudantes devem entrar em contato com a equipe gestora ou coordenação pedagógica da unidade escolar em que estuda. Os estudantes selecionados vão atuar como monitores de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica, contribuindo para a aprendizagem dos colegas, durante o ano letivo 2020/21. São oferecidas duas vagas de monitoria por turma em todas as unidades escolares da rede estadual e os selecionados receberão uma bolsa de R$ 100, durante o período de vinculação ao Programa. Para participar, o estudante deve possuir Cadastro de Pessoa F

Fiocruz atinge a marca de 50 milhões de doses entregues

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chegou nesta sexta-feira (4) a 50,9 milhões de doses de vacinas contra covid-19 entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). A soma foi atingida com a liberação de mais 3,3 milhões de doses do imunizante Oxford/AstraZeneca. O número total de entregas inclui 46,9 milhões de doses que foram produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e 4 milhões de vacinas importadas prontas do Instituto Serum, da Índia. No segundo caso, a Fiocruz também negociou o envio das doses e realizou a checagem e rotulagem em português dos frascos recebidos.A fundação anunciou que, a partir da semana que vem, as doses voltarão a ser entregues em duas remessas: na sexta, o estado do Rio de Janeiro receberá sua parcela de doses, e, no sábado, sairá o carregamento para o almoxarifado central do Ministério da Saúde, em São Paulo, de onde as doses são distribuídas para os demais estados e o Distrito Federal. Segundo a Fiocruz, a mudança se