segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Bahia ganha novo curso de Farmácia


Para suprir a demanda do mercado por profissionais da área de saúde, a Unijorge lançou seu curso de Farmácia, o primeiro de uma instituição privada baiana a ter Farmácia Escola voltada para atividades práticas dos alunos. Ao longo do curso, os estudantes terão também a experiência de atendimentos supervisionados à comunidade no Instituto de Saúde Unijorge, onde já atuam alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Nutrição. Em conjunto, eles trabalharão de forma multidisciplinar para oferecer tratamento gratuito à população. 
Bahia ganha novo curso de Farmácia (Foto: Divulgação/Unijorge)Além da vivência prática, os alunos passarão por um ano em internato, semelhante ao que acontece nos cursos de medicina, para formação mais completa nas áreas de Farmácia Clínica (hospitalar / comunitária / home care), Análises Clínicas (laboratorial e hospitalar) e Assistência Farmacêutica (farmácia de manipulação / hospitalar / drogaria / home care).
O campo de Farmácia é considerado, atualmente, bastante promissor para novos profissionais. Nos modelos de saúde propostos para o Brasil, o farmacêutico tem um papel mais amplo e ativo, com atuação direta no grupo multidisciplinar que lida com os pacientes. “Há uma demanda crescente por profissionais da área para atuarem na prevenção e na resolução de problemas de saúde advindos de farmacoterapias inadequadas”, completa o coordenador do curso Alyson Ribeiro. 
Outro fator que favorece boas perspectivas de trabalho para o farmacêutico é que o mercado brasileiro de saúde é o sexto maior do mundo. A ascensão econômica da população brasileira e o consequente aumento da classe C têm influenciado no crescimento do consumo de produtos farmacêuticos. 
As expectativas ficaram ainda melhores após a recente revisão das ocupações do profissional, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Antes eram previstas apenas duas ocupações e, com esta mudança, passaram para oito, como farmacêutico de alimentos; farmacêutico em saúde pública; farmacêutico industrial; farmacêutico toxicologista; e farmacêutico hospitalar e clínico. 
Para que os alunos sintam-se preparados para responder às novas demandas do mercado, o novo curso de Farmácia da Unijorge dispõe do que há de mais moderno, como práticas clínicas em situação realística; formação para atuar em home care;  e laboratórios específicos nas áreas de cosmética, homeopatia, farmácia clínica e atenção farmacêutica.
Processo Seletivo - Estão abertas, até o dia 22 de janeiro, as inscrições para o vestibular do novo curso de Farmácia da Unijorge. Serão ofertadas 120 vagas por semestre, sendo 60 para o turno matutino e 60 para o noturno. A prova será realizada no dia 25 de janeiro e há vagas para outros 30 cursos presenciais de bacharelado e licenciatura. As inscrições podem ser realizadas através do site www.unijorge.edu.br/vestibular.  Informaçãog1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário