quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Comitiva de Inhambupe visita projeto de reciclagem e fábrica de sacos plásticos em Conceição do Coité

Uma comitiva liderada pelo prefeito Benoni Leys e composta pelos secretários de Agricultura e Meio Ambiente Nélio Costa e de Infraestrutura Roubert Leite, por técnicos da administração municipal e representantes da Cooperativa de Catadores de Inhambupe (COOCAI) visitaram o município de Conceição de Coité, onde conheceram o trabalho de reciclagem de resíduos sólidos desenvolvido pelo Projeto Reciclar e as instalações da fábrica de sacos plásticos Plastsag. O objetivo, inteiramente factível, segundo avaliação geral, é o de avaliar a possibilidade de se implantar empreendimentos semelhantes em Inhambupe.
 Recepcionados pelo prefeito Assis do PT, pelo coordenador do Departamento de Meio Ambiente Paulo Roberto Lopes e por secretários e técnicos da administração municipal daquele município os integrantes da comitiva inhambupense tiveram a oportunidade de conhecer todas as etapas e o gerenciamento do Projeto Reciclar, uma iniciativa do empresário luso-brasileiro Tiago Pina, que se colocou à disposição para dirimir quaisquer dúvidas e se dispôs a ajudar em tudo o que se fizesse necessário para materializar um possível projeto da administração municipal de Inhambupe no tocante à reciclagem de lixo e coleta seletiva.
 O Projeto Reciclar é uma empresa de assessoria e consultoria em gestão de resíduos sólidos que atua na região de Riachão de Jacuípe e Conceição de Coité promovendo educação ambiental com foco na diminuição de geração de resíduos na sociedade. Dessa forma, garante trabalho e geração de renda a 12 trabalhadores, alguns deles catadores. Ela implantou o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos no município e tem parceria com a prefeitura local e escolas municipais e estaduais, e associações, de quem compra o lixo recolhido para reciclagem. Tiago anunciou ainda o interesse manifestado pela Tetra Pack, empresa líder em embalagens de leite longa vida e sucos, em firmar uma parceria com o Projeto Reciclar para transformar as caixas de leite em telhas.

 No galpão onde está instalada a empresa Projeto Reciclar promove ainda educação ambiental e tira as dúvidas da população com relação à coleta seletiva, explicando e orientando o que pode ou não ser reciclado. Em Coité, é coletado e prensado plástico, metal, papelão, entre outros materiais.
 Já a Plastsag tem 15 anos de atuação no distrito de Salgadália, em Coité. O advogado Fagner Ferreira, filho do proprietário Francisco Ferreira, mostrou todo o processo de transformação do plástico em sacos, sacolas e futuramente em baldes, tubos e cabos. Além dos produtos derivados de plásticos reciclados, carro chefe de vendas como sacolas e sacos, a empresa vai retomar a produção de mangueiras, bobinas, coletores, espaguete para cadeiras, frisos para bolsa, fixador de fios, espaçador de piso, cabides e junta de dilatação para piso.



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário