terça-feira, 14 de outubro de 2014

Secretaria de Saúde distribui flores e faz palestras ao encerrar Semana do Outubro Rosa em Inhambupe


     




        A programação da Semana do Outubro Rosa em Inhambupe, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, encerrou nessa quarta-feira (dia 8), às 11h, com a distribuição de flores para as mulheres do município na Praça da Matriz. Antes, às 9h, foram realizadas palestras na Unidade de Saúde da Família do Formoso, sobre o tema “Transtornos psicológicos decorrentes da dupla jornada de trabalho das mulheres”, e na Unidade de Saúde da Família Dr. Manoel da França, sobre “Principais problemas que acometem as mulheres e como preveni-los”. As palestras foram realizadas pelo psicólogo Eros Oliveira de Almeida e pela enfermeira Caroline Cestenari da Silva, com o acompanhamento da dra. Lidia Hernandez Martinez.
 De acordo com a secretária Wilma Vergasta, o objetivo foi o de mobilizar toda a sociedade para a importância de se fazer a prevenção do câncer de mama, doença que mais atinge as mulheres no Brasil. Ela lembra que, desde o início da Semana, dia 2, já ocorreram diversas palestras sobre o câncer e os cuidados com a saúde, sendo ainda intensificada a coleta de exames preventivos ginecológicos, sala de espera sobre DSTs/Aids, planejamento familiar e autoexame das mamas, além da aferição da pressão e glicemia capilar e distribuição de camisinhas para a população alvo.

O movimento conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Aqui no Brasil o movimento começou no dia 1º de outubro, com a iluminação especial do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e outros monumentos espalhados pelo país.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário